Como estudar e entender melhor a bíblia

A bíblia é um dos livros mais vendidos e lidos no mundo. Está na categoria dos best-sellers, um dos melhores livros para leitura.

Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bíblia não é simplesmente um livro como qualquer outro, ela foi divinamente inspirada por Deus, para que a humanidade conhecesse o plano de salvação e redenção através de Jesus Cristo, seu filho.

A Palavra de Deus é composta por 66 livros que foram escritos por diferentes autores, em diferentes séculos. Muitos a leem como simplesmente um livro de história. Apesar sim, de relatar muitos fatos históricos, a bíblia é muito mais que isso, é a maior revelação de Deus para a humanidade, Deus falando para o homem.

Se lida e estudada diariamente com o auxílio do Espírito Santo, o crente em Jesus recebe a revelação do Espírito e sai renovado, fortalecido e vivificado após a leitura. A palavra de Deus é luz para o Caminho (Jesus Cristo), que conduzirá ao céu.

estudar a biblia


Deixar de ler e estudar a Palavra de Deus trará consequências desastrosas para a vida do cristão, onde o mesmo poderá ser influenciado por falácias heréticas e ser conduzido para fora da vontade de Deus.

Orientação para quem quer estudar e compreender melhor a bíblia

Hoje em dia existem muitos site de estudo bíblico e mensagens evangélicas, onde você pode aprender a bíblia de uma forma mais clara, principalmente em assuntos e temas mais complicados, como por exemplo: tipologia escatologia.

Assuntos como namoro cristão, pregação para nossos jovens, quebra-gelo para células são também muito pesquisados, porém, nunca abandone a leitura bíblica diária, pois ela te esclarecerá e trará discernimento quanto a muitas questões polêmicas atuais.

Deixar de consultá-la é um erro enorme! Você pode estar trilhando um caminho de heresias e falsas doutrinas bíblicas sem perceber. Cuidado! Se não está na bíblia, é invenção! Doutrina de homens e falsos ensinamentos.

Tenha sempre à sua disposição um dicionário e consulte sempre no roda-pé da página as "letrinhas" que de vez em quando aparecem entre as palavras entre um versículo e outro. Essas referências apontam para textos que complementam a explicação do versículo, bem como, muitas vezes, traduzem o significado das expressões.

Melhor horário para a leitura bíblica


A palavra de Deus deve ser considerada como um alimento diário. Assim como você separa momentos do seu dia para alimentar-se (principais refeições diárias), é muito importante também organizar-se de forma a leitura ocorra na parte da manhã, tarde e noite.

E durante o dia busque meditá-la enquanto desloca-se de um lugar para o outro. Busque também por fontes confiáveis de consulta, como por exemplo blog´s de confiança e conhecidos de estudos bíblicos, como por exemplo o blog de mensagens e estudos: https://geracaobiblia.com/

Ouvir bíblia em áudio é um importante método para aprendizagem e leitura bíblica, principalmente se estiver dirigindo ou no ônibus. É um recurso que tem abençoado em muito o povo de Deus.

A forma correta de Leitura Bíblica


Procure estudar separadamente os livros. Separe-os de forma a compreender o texto e contexto. Para isso, comece pelo Novo Testamento, mas propriamente pelo evangelho de João, pois, possuem uma linguagem mais clara e resumida em relação ao evangelho de Mateus, Marcos e Lucas.

Após ler o evangelho de João, volte à partir de Mateus e leia todos os evangelhos, e dê sequência a todos os livros que sucedem os evangelhos.

Poderá ainda incluir os livros de Salmos, Provérbios e Eclesiastes. Essas dicas é claro, para um iniciante da bíblia. Fazendo assim, você poderá depois para livros mais complexos, como os primeiros livros.

Evite também, a querer "correr" lendo a bíblia somente para acabar rápido um capítulo e assim cumprir a meta diária de tantos capítulos por dia.

O importante é você meditar, entender e compreender todo o texto, não ficar nenhuma dúvida à respeito do que foi lido. Mesmo que tenha de ler várias vezes um mesmo versículo.

Para conhecer melhor a bíblia e entendê-la de forma simplificada, acompanhe os estudos bíblicos e mensagens evangélicas de uma geração que ama e preserva o estudo da Palavra de Deus: Clique Aqui

Fique na Paz de Cristo!


















Comentários